quinta-feira, 28 de maio de 2009

Programa de rádio

Este foi o programa produzido para a cadeira de laboratório de Jornalismo.
O trabalho foi produzido juntamente com os colegas Carolina Beidacki,Géssyca Agnes, João Henrique,Júlia Rombaldi, Natália Otto, Pedro Faustini.
O formato do programa e o roteiro foram produzidos em conjunto pelos integrantes do grupo.
A experiência de desenvolver desde a ideia do programa foi essencial para compreender as dificuldades que nos esperam para produzir esse formato de mídia.
Para fugir do convencionalismo, optamos por trabalhar em forma de debate, abordando temas polêmicos e atuais, que pudessem atrair o interesse dos ouvintes. Dessa forma, debatemos sobre a prisão de Guantánamo, o Enem e as cotas e o futuro do jornalismo.
Apesar de metade do grupo - Marco, João, Géssyca e Fábio - serem voluntários na rádio Fam, a perspectiva de fazer um programa mais elaborado, com horário reduzido e inflexível foi igualmente difícil para todos. A partir das pesquisas realizadas para definir os temas, houve a seleção do material que seria usado no programa. Cada integrante estudou os assuntos a serem debatidos, de forma que houvesse um debate de alto nível - como de fato foi.
Outro processo importante na criação do programa foi a escolha da trilha. Após diversas vinhetas serem analisadas, escolhemos a trilha do desenho animado Castores Pirados, pois ela, com seu ritmo envolvente, se encaixaria na proposta de uma mesa redonda que era o que buscávamos.
Apesar de algumas falhas, naturais para a primeira vez - sempre inesquecível -, como o silêncio sepulcral que aconteceram na transição dos assuntos e o excesso de "Eu acho", o programa correu em boa ordem, sem atropelamentos; cada um emitia sua opinião sem interrupções, trazendo informações válidas e argumentos embasados.
Segue abaixo o link do programa, esperamos que gostem e que sejam condescendentes na avaliação do nosso programa, pois estamos no início da nossa jornada de aprendizado.

Saludos e bom final de semana.

Fábio Augusto Viecili E Marco Antônio Souza


Clique aqui para escutar o programa.